Notícias, Matérias e Diversão!

Newsgames

18-11-2010 14:08

 

    Os Newsgames, de forma simples, podem ser definidos como notícias em formato de games. Conceito este que surgiu em meados de 2003. Tem como base tornar a informação transmitida mais atrativa, sendo capaz de entreter o público sem perder o caráter noticioso. “Quanto mais estivermos pessoalmente envolvidos com a informação, mais fácil será lembrá-la”, diz o pesquisador Geraldo Seabra que se dedica ao seu blog, onde acompanha a evolução dos newsgames.

    Esse gênero de games é visto também como uma nova forma de produzir a notícia através de jogos interativos. É uma inovação nas estruturas usuais de produção do texto informativo que amplia as maneiras de divulgação. Por ser uma tecnologia que tem como pilares a velocidade e a interatividade, os newsgames só podem ser veiculados on-line.

    No Brasil o newsgame ainda é pouco conhecido pelos produtores de conteúdo. No exterior, principalmente nos Estados Unidos, o desenvolvimento desses jogos já está bem mais avançada.

 

 

                Jogo CNN Challenge, um exemplo de Newsgames. Clique aqui para ver o vídeo.

    

De acordo com Howard Finberg, um dos principais nomes em jornalismo on-line, a retenção de informação em newsgames fica entre 70% e 80%, isso sem contar que os jogos, muitas vezes, podem transportar o jogador para o contexto da notícia com mais êxito do que uma grande reportagem. A rede de TV norte-americana CNN adotou a receita. A empresa, especializada em notícias, criou um quiz com base em suas pautas para fazer com que os telespectadores fixem e compreendam mais facilmente o conteúdo transmitido.

 

 

 

Por Orlando Rodrigues

Voltar

Tópico:Comente!

Não foram encontrados comentários.

Procurar no site

© 2010 Todos os direitos reservados.