Tecnologia HDTV em movimento
25-11-2010 10:35A televisão foi o primeiro veículo de comunicação de massa a mostrar o mundo de uma forma mais ampla. Desde o seu surgimento passou por diversas mudanças, de regional passou a ser nacional e com o surgimento das grandes Redes veio à segmentação com o surgimento da TV a Cabo. No Brasil, a TV digital entrou no ano de 2007 no Estado de São Paulo e após 3 anos, a tecnologia começa a dar sinais de interação e convergência.
Mas é possível, constatar que com a nova tecnologia a forma de fazer televisão no Brasil deverá sofrer grandes mudanças, principalmente na área técnica e no campo da gestão, onde serão necessários profissionais cada vez mais capacitados. Apesar de a mudança oferecer ao telespectador uma melhor qualidade de som, imagem e uma variedade de novos serviços.
Em palestra realizada no dia 14 de setembro, na Universidade Católica de Brasília O Dr Mauricius Martins Farina, Doutorado em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo e o palestrante Valdecir Becker respeitado comunicador e autor de vários livros sobre o assunto, falaram sobre TV digital e tiraram várias duvidas a respeito do tema,
O Doutor Mauricius Farina em sua explanação disse quando fala em digital, fala-se o que é real e o que é virtual. A sociedade em que vivemos cada vez mais é digital. Os meios de comunicação nunca morrem e sim as tecnologias, as mídias. Hoje o conhecimento tem que ser arquivado e repertoriado, o profissional que não tem um repertório, conteúdo, não sabe lidar com as mídias para um melhor aproveitamento de seu trabalho. Existindo esse repertório os profissionais da área da comunicação participam ativamente do processo comunicacional.
Já o palestrante Valdecir Becker, destacou a importância de um aperfeiçoamento de novos e atuais profissionais da área. Segundo Becker, a importância de cursos técnicos para este novo sistema de comunicação precisa ser concorrente com a oferta.
“Quando eu entrei na faculdade TV era TV, hoje ela é utilizada como e com outras mídias”. Após dizer estas palavras, Valdecir mostrou o quão importante é a educação neste processo de freqüente transição das mídias, o investimento em pesquisa é crucial para o aprofundamento desta nova TV que deixou de ser apenas emissora e passou a ser também receptadora com vários novos componentes como TV interativa, Alta definição, TV conectado e Vídeo On Line. Ao ser indagado com a seguinte pergunta: “haverá vida após a HDTV e IPOD?” Valdecir respondeu; “sim pois temos grandes possibilidades de criação e por isso sempre haverá vida”.
Referência: https://blog.opovo.com.br/educacao/files/2010/08/TV-Digital.jpg
Por: Rogério Lopes e Ricardo Mitzcun
F5 Produções
———
Voltar